segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A compreensão leitora e a ação docente na produção de texto para EAD



A compreensão leitora e a ação docente na produção do texto para o ensino a distância
Wilsa Maria Ramos
Universidade de Brasília


A COMPREENSÃO LEITORA

RESUMO: O ensaio aborda questões teóricas e práticas implicadas na elaboração de textos para o ensino a distância. Enfoca os temas sobre a compreensão leitora, a compreensibilidade do texto e a elaboração de materiais impressos. Discute as possibilidades de melhorar a compreensão leitora a partir de intervenções no texto usando alguns recursos. Prioriza a discussão de dois recursos textuais mais polêmicos: os objetivos de aprendizagem e a simplificação. Tem por objetivo alertar os docentes autores de material impresso sobre as possíveis formas de aplicação desses recursos e suas implicações pedagógicas para o processo de aprendizagem. Conclui que os autores devem se beneficiar das descobertas e resultados das pesquisas da psicologia da aprendizagem a partir de textos para aprimorar o árduo trabalho de redação.

Disponível em :http://rle.ucpel.tche.br/php/edicoes/v9n1/wilsa_ramos.pdf

Um comentário:

GILVANIA disse...

Rute,
Eu e karla estamos fazendo a postagem de grupo, comente o que precisa ser melhorado.
Beijos,
Gilvânia e Karla